Ermida, Albergaria e Fonte Santa em Terena - Heritage Red List





    A Ribeira de Lucefecit corre entre as Freguesias de NS da Conceição e de S Pedro de Terena no Concelho de Alandroal. Esta Ribeira nasce na Serra d' Ossa e desagua no Rio Guadiana. Até lá chegar corta vários afloramentos xistosos criando um Vale Sagrado com vários sítios de várias épocas. Povos que chegaram na Idade do Bronze, vieram explorar as riquezas minerais expostas pelos cursos de água. Estas Culturas do médio oriente, estes Fenícios, deixaram a sua língua na Toponímia e o nome dos seus Deuses nos cursos de água, Lucefecit, Guadiana......
Seguimos a Ribeira de Lucefecit ou Lúcifer, aquele que traz a luz para depois desaparecer no sub mundo, Vénus. Era mesmo esse o nome da Serra d' Ossa para os romanos, o Monte de Vénus.
Na Rocha da Mina encontramos degraus que levam a um altar sobre uma cova. Por aqui se entrava em contacto com o sub mundo. Talvez jogando um pedra com se faz ali ao lado na Rocha dos Namorados ou .......no Pais Basco.
    Em S Miguel da Mota os romanos cultuaram uma divindade indígena.... Endovélico. Este era consultado através dos sonhos e são muitas as camas de pedra na região. Na Pedra de Santo Aleixo, em Cheles,..... Hoje se quisermos conhecer o Deus Endovélico temos que ir a Lisboa e pagar bilhete no Museu Nacional de Arqueologia. Coitado do nosso interior esquecido e espoliado.
    O Rio Guadiana, que dizem ter tido muitos patos, foi baptizado Wadi Anas pelos Árabes. Provavelmente o Rio honrava Anat, Deusa do Oriente.
    Na Fonte Santa, outro topónimo fenício, encontramos uma pequena Fonte acompanhada de uma Ermida agora cristã. Tantos eram os viajantes que por aqui passavam que foi construída uma Albergaria. Este é um sitio especial que nos leva a um passado feito de jornadas de fonte em fonte. Peregrinos, comerciantes, soldados, acarretadores, todos aqui encontraram porto seguro. As gentes de Redondo, Bencatel, Alandroal e Terena, até um passado recente, por aqui faziam as suas adiafas. Hoje é um local em ruína acelerada com a propriedade dividida entre privados, Estado e Igreja. Esperamos que um dia volte à vida.
    No Link abaixo podem encontra mais informação no Inventário do SIPA: Inventário do SIPA
    Siga o Link abaixo para ler um Post muito interessante no Blogue Redondo in Old Times: Redondo in Old Times
   No Blogue Al Tejo (Blogue que é uma referencia para a nossa região) encontramos um Post que nos comentários desenvolve uma interessante discussão sobre este e outros patrimónios: Al Tejo















A Albergaria










Ermida de Santa Marina ou NS da Fonte Santa










A Fonte





A Ribeira de Lucefecit



O Cruzeiro



Obrigado a todos que trouxeram um bocadinho de vida e este monumento esquecido




















Sem comentários:

Enviar um comentário