Tabuleiros de Jogo inéditos no Alentejo, Lisboa e Madeira - Board Games




Apresentamos cerca de 70 das centenas de tabuleiros de jogo inéditos que temos localizado ao longo do anos. A maioria são no Alentejo e no Distrito de Évora. Temos também tabuleiros de Lisboa e da Ilha da Madeira, uma descoberta que nos deixou muito felizes. Alguns destes tabuleiros são também símbolos de proteção mas isso é outra conversa. Ficam por encontrar milhares de tabuleiros por esse Portugal fora, já viu na sua terra? Obrigado a todos os amigos que nos enviaram as suas fotos e descobertas.







De muitos dos tabuleiros já só temos as concavidades que resultam do desgaste do movimento das peças. O tracejado desapareceu só temos a localização dos vértices. Na foto abaixo temos o exemplo da Fonte das Bicas no Alandroal. Se seguirem o link encontram um Post sobre os tabuleiros de Alandroal. o primeiro Concelho do qual já temos a informação sistematizada.







Lisboa

Começamos em Lisboa na Igreja das Mercês em Santos onde encontramos vários tabuleiros do Alquerque dos 16. Aqui tivemos a surpresa de encontrar um tabuleiro que jogámos na nossa meninice... o Assalto da Majora. Muito interessante.








Ilha da Madeira

Num passeio à Ilha da Madeira tivemos o prazer de localizar alguns tabuleiros no Funchal. Em Machico no adro da Matriz de NS da Conceição encontrámos cerca de dez tabuleiros do Alquerque dos 12. Provavelmente seriam o dobro mas muitas das pedras estão gastas. Surgem tabuleiros também no Funchal.










Montemor-o-Novo

O primeiro tabuleiro de jogo no Concelho de Montemor-o-Novo, um Alquerque dos 12, está numa porta lateral da Igreja de S Tiago dentro do Castelo.






Elvas

Por Elvas vão surgindo muitos tabuleiros. Aqui chamamos a atenção para um Alquerque dos 16 e vários Alquerques dos 3 no Forte da Graça. Encontramos também vários tabuleiros no Museu Militar. Os moinhos do Guadiana são muito ricos em tabuleiros nas duas margens.










Mourão

Em Mourão temos encontrado alguns tabuleiros. Destacamos um Alquerque dos 12 na Ermida - Qubba de S. Bento.





Olivença

Os  nossos amigos Oliventinos trouxeram à luz dezenas de tabuleiros. Muitos deles estão na Igreja da Madalena. Na escadaria de uma das portas temos oito espectaculares exemplares de Alquerque dos 16 e dos 12. Os únicos tabuleiros de Alquerque dos 16 em território espanhol.






Estremoz

No Claustro do Convento de S Francisco em Estremoz encontramos vários Alquerques dos 16, um Alquerque dos 12 e dos 9, um total de dez tabuleiros. Dos tabuleiros mais bonitos e bem desenhados que já vimos. 








Évoramonte

Em Évoramonte numa janela do Forte encontramos um Alquerque dos 16. Numa laje de xisto, no entulho,  encontrámos um Alquerque dos 9.









Viana do Alentejo

Na Igreja Matriz de Viana do Alentejo temos o caso único de um tabuleiro do Alquerque dos 12 e um do Alquerque dos 9 lado a lado. São os primeiros tabuleiros a serem localizados neste Concelho.








Serpa

No Cruzeiro da Ermida de S Sebastião em Serpa encontramos um número recorde de doze tabuleiros do Alquerque dos 12. A Maior concentração num espaço tão diminuto. 








Sem comentários:

Enviar um comentário