Alquerques ou Ideogramas Mágico Religiosos? - II Parte - Folk Religion



I Parte (LINK)
Índice
1- Introdução
2- Santuários
2.1 - Arte Rupestre Esquemática: Função Votiva e (re)sacralizante
2.2 - Templos (re)sacralizados
2.3 - Santuários de Grafitti: Função Votiva
2.4 - Redes, Fórmulas e outras Associações
Discussão
Bibliografia

II Parte
Índice
3- Mundo Funerário: Função Apotropaica
4- Placas Apotropaicas: de Amuletos a elementos Arquitetónicos
5- Verticalidade: das Placa Apotropaicas ao Graffiti Histórico
Discussão
Bibliografia

III Parte (em construção)
Índice
6 - Horizontalidade em lugares de destaque
7 - Heráldica
8 - Covinhas
9 - Outros Suportes
Discussão
Bibliografia

IV Parte
Índice
10 - Significados
11 - Magia
12 - Cronologias
13 - Origem
14 - Considerações Finais
Bibliografia 


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II Parte


    Começamos esta II Parte relembrando o nosso Quadro com as várias Formas e seu enquadramento (Figura 65). Este Quadro foi descrito na I Parte é só seguirem o LINK.


Figura 65




3 - Mundo Funerário: Função Apotropaica


     Os Ideogramas Mágico Religiosos estão por todo o lado no mundo funerário. O Ideograma que surge com mais frequência no nosso mundo católico é a Cruz Latina. Dos outros esquecemos o significado ou foram "censurados" pela religião dominante. São hoje meras "decorações" ou surgem no marginal Graffiti Histórico. 
    Na Figura 66 apresentamos dois exemplos de Pentagramas riscados em tampas de sepulturas medievais. O primeiro em Alburquerque na Igreja de Santa Maria del Mercado e o segundo no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas. Estes Ideogramas Mágico Religiosos têm uma função apotropaica "dupla" ... protegendo o defunto na sua viagem final ou protegendo-nos do regresso do referido defunto. 
    No que diz respeito ao inúmeros Alquerques que surgem no mundo funerário o preconceito vence...... são considerados como "meros" tabuleiros de jogo. Vamos tentar provar que não é bem assim.

Figura 66


   Ao longo deste Post vamos apresentar vários exemplos e informação retirados do Centro Studi Triplice Cinta. O CSTC é coordenado pela Marisa Uberti e tem uma base de dados como milhares de exemplos de todo o mundo. O CSTC aborda principalmente a Forma G1 (Alquerque dos 9) enquanto tabuleiro de jogo. A sua coordenadora cedo compreendeu esta Forma como Ideograma Mágico Religioso. Marisa Uberti tem estudado a Forma G1 enquanto Ideograma. Esta investigadora baseia as suas hipóteses em vários exemplos publicados na obra "The Merels Board Enigma". Uberti tem vindo também a alargar os seus estudos, e base de dados, a outras Formas. Agradecemos desde já os vários exemplos que "saqueámos" do CSTC e que vamos comparando com exemplos que encontramos por cá. Para simplificar passaremos a identificar os exemplos desta fonte como CSTC.
    Na Figura 67 relembramos a partilha de Alan Smith que podemos encontrar em CSTC. Esta refere-se ao sarcófago do Juiz Sir John Markham, do séc. XVI, em Nottinghamshire no Reino Unido. Neste sarcófago encontramos 28 "Alquerques" com destaque para  a Forma A1 (Alquerque dos 3). No entanto surgem também outras Formas, por vezes interpretadas como tabuleiros de jogo, simplesmente por serem quadrangulares. Estas Formas pela sua localização, quantidade, disposição, densidade e tamanho dificilmente serão tabuleiros de jogo. Encontram-se no meio de imenso Graffiti Histórico e associadas a vários outros Ideogramas.  São certamente Ideogramas Mágico Religiosos desempenhando uma Função Votiva num autêntico Altar Popular. 
    Na Figura 68 temos a mesma situação numa tampa de sarcófago, encostada a um canto, no Castelo de Beja. Nesta tampa encontramos quatro Formas G1 e uma variante da Forma C1. Não havia necessidade de dispender tanto esforço gravando na pedra tantos tabuleiros e tão perto um dos outros. Uma das formas nem corresponde a um tabuleiro de jogo conhecido. Estamos perante mais um espetacular Altar Popular.

Figura 67

Figura 68


    Apresentamos  mais três exemplos do CSTC de "Alquerques" no mundo funerário. Na Figura 69 temos três Formas G1 (Alquerque dos 9) gravados numa tampa de sepultura. Esta tampa foi reutilizada como pilastra numa cripta medieval alemã. As nossas Formas estão perfeitamente enquadradas na "decoração" oficial e as suas linhas exteriores tornam complicada a colocação de peças de jogo. Sã muito provavelmente Ideogramas Mágico Religiosos. Na Figura 70 damos um salto ao Templo de Júpiter em Split na Croácia. Aqui vamos encontrar mais três Formas G1 gravadas na tampa de um dos sarcófagos. Um caso em tudo semelhante aos apresentados nas Figuras 67 a 68. Na Figura 71 mais um sarcófago com três "Alquerques" gravados de lado. Duas Formas G1 e uma B1 (Alquerque dos 12) gravadas na vertical. Neste exemplo a posição vertical vem invalidar a hipótese de serem tabuleiros de jogo. 


Figura 69

Figura 70


Figura 71


    O Blogue "Juegos de Tableros Romanos e Medievales" de José Hidalgo é outra interessante fonte de informação sobre o Alquerque. Este investigador vais buscar os seus exemplos principalmente à Ibéria mas apresenta exemplos do resto da Europa. Apresenta vários tabuleiros de jogo com destaque para as Formas A1, B1 e G1 (Alquerques dos 3, 12 e 9). Agradecemos ao autor os exemplos que "roubámos". Passamos a designar esta fonte por JTRM. 
    Na Figura 72 apresentamos então  Formas B1 e G1 (Alquerque dos 12 e dos 9) encontradas em território espanhol (JTRM). Escolhemos estes exemplos por causa da localização das Formas no suporte pétreo. Esta localização "não central" leva-nos a pensar estarmos perante cabeças de sepultura.  Avançamos também a possibilidade de serem Placas Apotropaicas das quais falaremos mais à frente. 
   Seguindo este raciocínio apresentamos na Figura 73 várias Formas G1 (Alquerque dos 9) gravadas no que podem ser  cabeças ou tampas de sepulturas. Passamos a descreve-los da esquerda para a direita. A primeira localiza-se junta da Igreja de Santo Estevão, Faiões, em Chaves (Neto 2017). Segundo Mário Barroca será uma estela funerária medieval colocada na vertical. É interessante encontrar a nossa Forma G1 destacada numa estela funerária. É ainda mais interessante a sua posição vertical evidenciando o Ideograma Mágico Religioso. A segunda chega-nos do Castelo de Lobarzán em Monterrei na Raia Galega (Blogue "Colectivo a Rula"). Neste caso observamos claramente uma cabeça de sepultura em que a nossa Forma G1 surge enquanto Ideograma Mágico Religioso. Em vez de termos um cruciforme ou um Pentagrama temos um Alquerque dos 9. A terceira encontra-se no Museo Etnográfico Gonzalez Santana em Olivenza na Raia alentejana. Tivemos o prazer de fazer uma apresentação sobre esta Forma enquanto tabuleiro de jogo. Hoje pensamos que seja mais um Ideograma Mágico Religioso numa estela funerária. A quarta chega-nos da necrópole medieval da Igreja de Santa Maria do Castelo em Torres Vedras (Catálogo "Pedras que Jogam" 2004). Possivelmente uma estela funerária  apresentando mais Ideogramas na face oposta. Levantamos a hipótese destes dois últimos exemplos serem Placas Apotropaicas. Das Placas falaremos no próximo Ponto.


Figura 72


Figura 73

    Na Figura 74 continuamos a observar a Forma G1 (Alquerque dos 9) em estelas funerárias. Na primeira foto visitamos Fataunços em Vouzela (Fernandes, 2013). Aqui vamos encontrar a nossa Forma perfeitamente enquadrada com um Cruciforme em baixo relevo. É muito interessante a simetria destes dois Ideogramas Mágico Religiosos. Faz-nos lembrar os Ideogramas compostos de que falámos na I Parte e que voltamos a apresentar na Figura 75. Na segunda imagem temos um novo enquadramento da nossa Forma G1 agora com um texto islâmico. Deixamos a descrição de Fernandes (2013, p.216) sobre esta estela funerária encontrada na Capela de NS da Cola em Ourique:
    " Não podemos, por outro lado, deixar de ponderar a ideia deste tabuleiro poder ter sido, intencionalmente, colocado naquela tampa de sepultura, com algum significado mágico-religioso e, deste modo, a cronologia ser coeva à do epitáfio. Esta ideia pode ser reforçada pelo facto dos quadrados inscritos se encontrarem bem delineados e terem respeitado a área da inscrição. Certamente que, no local, não haveria grande dificuldade em encontrar uma laje de xisto mais ou menos lisa para a gravação de um tabuleiro...."

Figura 74

Figura 75


    Na Figura 76 temos uma estela funerária epigrafada, de período islâmico, recuperada no Ribat da Arrifana, em Aljezur, por Varela Gomes. Nesta estela encontramos um Graffito da Forma A1 (Alquerque dos 3) de pequenas dimensões (Barceló, Gomes e Gomes 2013). A Religião Popular complementando a Religião "oficial" na forma do "marginal" Graffiti.


Figura 76



    Na Figura 77 apresentamos as Formas A1, B1 e C1 em estelas funerárias. Passamos a descrever da esquerda para a direita. Na primeira imagem vemos uma estela de período romano onde foi gravada a Forma B1 (Alquerque dos 12). Estela encontrada no Castelo de S Jorge em Lisboa (Catálogo "Pedras que Jogam" 2004). Na segunda imagem temos a repetição da Forma A1 (Alquerque dos 3) fazendo parte da decoração "oficial" de mais uma estela romana. Estela encontrada no forte romano de Brough na Cumbria no Reino Unido (Post "Gaming up the walls" no Blogue "Raking Light"). Na terceira imagem a mesma Forma A1 "oficial" numa estela de um cemitério do Pais Basco. É muito interessante a associação deste Ideograma a outros como a Cruz, a Roseta Hexapétala e a Suástica Lauburu. Precisamente os Ideogramas que surgem com mais frequência nas "Chaminés de Escuta" do nosso Alentejo. Na quarta e última imagem damos um salto ao Convento de Cristo em  Tomar. Aqui encontramos a nossa Forma C1 numa estela funerária medieval. Esta Forma surge na obra de Afonso X não como um tabuleiro de jogo mas como um Ideograma representado em tapeçarias. No entanto é frequentemente interpretada como tabuleiro de jogo. É um Ideograma Mágico Religioso que surge desde a Arte Rupestre de Marrocos até ao Graffiti Histórico de Monsaraz. Na Figura 78 apresentamos vários exemplos desta Forma em vários tipos de suporte. Desenhos e fotos do autor e de várias fontes que já foram referenciadas. 

Figura 77

Figura 78

    Na Figura 79 apresentamos algumas das nossas Formas recolhidas no levantamento de cabeceiras de sepultura de Moreira (2019). Já abordámos algumas das Formas na I Parte mas noutros contextos. Reforçamos assim os exemplos que apresentámos acima.
    Podemos então compreender que várias das Formas do Quadro da Figura 65 surgem com alguma frequência no mundo funerário. O facto de serem interpretadas como apenas tabuleiros de jogo acaba por torná-las "invisíveis" para os investigadores.


Figura 79




4 - Placas Apotropaicas: de Amuletos a elementos Arquitectónicos


    As Placas Apotropaicas funcionam como "Amuletos" para edifícios. São elementos arquitectónicos que servem de suporte a Ideogramas Mágico Religiosos. A sua Função será proteger as estruturas em si ou a entrada do mal nas mesmas. Por vezes encontramos algumas destas placas fragmentadas ou "perdidas" no meio das ruinas das antigas estruturas. 
    Deixamos a palavras de Gomes e Gomes (1997, p.141 e 142) sobre Placas Apotropaicas de período islâmico:
    "As placas apotropaicas são elementos arquitectónicos pouco comuns no mundo islâmico peninsular, sendo, também, conhecidas por "placas profilácticas". Elas oferecem textos ou iconografia variada, onde se destacam alguns símbolos recorrentes, tidos como possuidores de propriedades capazes de afastarem o mal e, por isso, acreditava-se serem detentoras de características que lhes conferem as denominações indicadas. Estes testemunhos têm sido , sobretudo, encontrados em fortificações, de que cabe destacar o Castelo de Gormaz, onde se identificaram três, mas podem, igualmente, proteger portas, por vezes integradas no alfiz, fontanários e outras edificações públicas ou privadas. Recordemos, a título de exemplo, que na Porta da Justiça do Alhambra (Granada) está esculpida uma mão, na pedra de fecho do arco, possivelmente para protecção divina daquele recinto fortificado (Grabar, 1985, 50)."
    Começamos então pelas placas apotropaicas mais pequenas..... os Amuletos. Vamos apresentar alguns Amuletos que em vez de Cruciformes ou Pentagramas apresentam "Alquerques". Estes "Alquerques" pelas suas diminutas dimensões não podem ser tabuleiros de jogo. Sãi Ideogramas Mágico Religiosos. 
    Na Figura 80 apresentamos um Amuleto da Idade Média dos Paises Baixos (CSTC). Neste encontramos numa face a Forma A1 (Alquerque dos 3) e na outra a Forma G1 (Alquerque dos 9). Um excelente exemplo dos nossos "Alquerques" enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. 
    Na Figura 81 apresentamos uma "ficha de jogo" encontrada no Convento de Santa Catarina em Barcelona (JTRM). Esta ficha apresenta a gravação de uma pequena Forma B1 (Alquerque dos 12). Pensamos que seja um Amuleto com o seu Ideograma Mágico Religioso. 
    Na Figura 82 temos um outro Amuleto encontrado em Alcácer do Sal. Nesta peça em xisto observamos uma variante da Forma G1 (Alquerque dos 9) numa face e na outra uma espetacular Suástica. O achado e as fotos são da Câmara Municipal.

Figura 80

Figura 81

Figura 82


    Nos trabalhos do casal Varela Gomes encontramos dois fragmentos de Placas Profilácticas (Figura 83). Pelas suas reduzidas dimensões preferimos designá-las como Amuletos. Na primeira imagem encontramos o omnipresente Pentagrama num Amuleto encontrado no Castelo de Silves (Gomes e Gomes 1997). Um dos Ideogramas Mágico Religiosos que surge com mais frequência nos mais variados suportes. Na segunda imagem encontramos outro Amuleto com dois Ideogramas formados por quadrados concêntricos Provavelmente variantes da nossa Forma G1 (Alquerque dos 9). Este último foi encontrado no Ribat da Arrifana. Um destes Ideogramas é mesmo acompanhado por uma oração: "O poder pertence a Deus" (Gomes e Gomes 2007).  


Figura 83


    Encontramos as mais antigas Placas Apotropaicas no sitio do Castelinho em Torre de Moncorvo. Neste sitio da Idade do Ferro foram recuperadas quinhentas placas de xisto gravadas (Neves e Soares de Figueiredo 2015). Segundo os autores em  71% dos casos temos Formas Abstratas ou Geométricas. Na Figura 84 podemos observar a complexidade de uma destas placas (foto e desenho de Neves e Soares de Figueiredo 2015). Tudo enquadrado por uma "Rede Apotropaica". Apresentamos também uma interpretação "simplificada" de um dos Ideogramas, que parece representar quadrados concêntricos, semelhante à Forma G1 (Alquerque dos 9). Na Figura 85, na primeira imagem, outro interessante Ideograma conhecido como "Labirinto" (desenho de Neves e Soares de Figueiredo 2015). Vamos encontrar o mesmo Ideograma, segunda imagem, gravado numa placa de xisto da cobertura do Santuário de NS da Boa Nova em Terena. 


Figura 84

Figura 85


    Na Figura 86 apresenta desenhos  do casal Varela Gomes (1997) e de novo no Castelo de Silves. Os autores apresentam duas Placas Apotropaicas com diferentes Ideogramas. Na primeira podemos ver um Ideograma com paralelos nas Placas de Xisto do Megalitismo ou em Menires da Etiópia. Espetaculares continuidades. Na segunda encontramos uma Roseta e uma "Porta para o Além". Este último Ideograma surge, por exemplo, no Mosteiro da Batalha associado a um Pentagrama ou num Lintel em xisto guardando uma Porta de Monsaraz (Figura 98, à esquerda).


Figura 86



    No que toca aos Alquerques enquanto Ideogramas Mágico Religiosos vamos encontrá-los em Mourão. Na Figura 87 vemos duas das 17 Placas de xisto apresentadas por Fernandes (2013). Estas foram encontradas na escavação da medieval Vila Velha de Mourão. 14 destas Placas de xisto foram encontradas em tampas de sepultura. Incrível a frequência desta relação entre sepulturas e "Alquerques". Reforçamos a hipótese apresentadas no Ponto 3 desta II Parte. Podemos estar perante tampas de sepultura, estelas funerárias ou Placas Apotropaicas. Em qualquer um dos casos os "Alquerques" são claramente Ideogramas Mágico Religiosos. 


Figura 87


    Na Figura 88, do lado esquerdo, ainda em Mourão, encontramos mais uma Placa Apotropaica desta vez com uma "Rede" geométrica (desenho de Fernandes 2013). A mesma "Rede Apotropaica" que encontrámos na Figura 84 da Idade do Ferro surge agora no romano Castelo da Lousa. Fernandes encontra óbvias dificuldades na interpretação deste Ideograma enquanto tabuleiro de jogo. Na mesma Figura, do lado direito, encontramos mais uma  Placa Apotropaica encontrada em Mértola (Carolino 1994). Esta Placa é muito interessante pois apresenta numa face a Forma A1 (Alquerque dos 3) e na outra a Forma G1 (Alquerque dos 9). A Placa é quadrangular e as Formas representadas não ocupam a totalidade da superfície. Em muitos dos supostos tabuleiros de jogo encontramos esta particularidade. Os tabuleiros não são traçados com espaço suficiente para a colocação das peças ou usam uma fracção do espaço disponível. Quem é que vai ter o trabalho de partir uma pedra, afeiçoá-la e depois não enquadra o tabuleiro de jogo. Ou vai gravar o tabuleiro com as linhas em cima uma das outras impossibilitando a colocação das peças.  "Pormenores" que nos levam a pensar que não são tabuleiros de jogo mas sim Ideogramas Mágico Religiosos. 


Figura 88


    Viajamos agora até ao Castelo Velho de Alcoutim e até ao período Islâmico. Aqui foram encontradas mais de três dezenas de Placas Apotropaicas. Algumas destas placas foram encontradas  no meio das unidades estratigráficas. No meio da terra. Esta situação reforça a sua interpretação enquanto Amuletos ou Placas Apotropaicas. Na quantidade de Placas, e nos Ideogramas representados, encontramos um paralelo com Castelo Velho de Mourão. Na Figura 89 apresentamos três exemplos que reforçam a ideia destes artefatos enquanto Placas Apotropaicas. Imagens e desenhos retirados do catálogo da exposição "Jogos Intemporais" de 2011. Passamos a descrever de cima para baixo. A primeira Placa apresenta a Forma G1 (Alquerque dos 9) numa face associada a uma estrela de seis pontas. Na outra face provavelmente uma Forma B1 (Alquerque dos 12) "escondida" numa imensa "Rede Apotropaica" (voltamos às Figuras 84 e 88). Esta Rede parece ser em si um ritual "repetitivo". Encontramos muitos Ideogramas que são traçados e retraçados como que rezando. A Forma do Ideograma é importante e o ritual da sua construção também. A complexidade desta Placa vai muito para além de um tabuleiro de jogo. A segunda Placa apresenta uma Forma que pode ser comparada com a Forma A1 (Alquerque do 3) sendo no entanto muito mais complexa. Não representa nenhum tabuleiro de jogo conhecido, Encontramos vários Ideogramas Mágico Religiosos que têm como base a "estrela de oito pontas" que encontramos a Forma A1. Podemos estar perante um destes casos. Na terceira Placa encontramos de novo a Forma A1 mas agora duplicada. A Forma original e central na Placa parece ter sido danificada. Uma nova Forma A1 foi riscada mas ainda mais pequena.  Não se deitou fora o "poderoso" Amuleto mas reforçou-se com mais um Ideograma.  As Formas representadas nestas duas últimas placas apresentam dimensões muito reduzidas. A colocação e movimentação das peças seria muito difícil. A sua interpretação como tabuleiro de jogo é, no mínimo, forçada. 


Figura 89


    Na Figura 90 apresentamos algumas Placas Apotropaicas, de xisto, que vamos encontrando por aqui. Passamos a descrever de cima para baixo. A primeira apresenta uma enorme Forma G1 (Alquerque dos 9) com cerca de 40 cm de lado. Esta Placa encontrava-se no monte de entulho da renovação da Igreja de NS da Conceição em Évoramonte. Na mesma Placa encontramos também um "Rede apotropaica" a amarelo. A segunda encontra-se caída perto do portão de um muro apiário em Monsaraz. Nesta encontramos uma Forma B1 (Alquerque dos 12) com cerca de 30 cm de lado. A terceira encontra-se num "cruzamento" de ladeiras também em Monsaraz. Esta última apresenta uma Forma A1 (Alquerque dos 3) de pequenas dimensões com cerca de 5 cm de lado. Encontramos com frequência Ideogramas Mágico Religiosos em locais de encruzilhada e muitas vezes formados por covinhas. 


 
Figura 90



    Na Figura 91 passamos a apresentar Alquerques em suportes de cerâmica como tijolos e baldosas. No primeiro caso, da esquerda para a direita,  visitamos os bancos no interior da alcáçova do Castelo de Olivença. Todos os bancos apresentam uma Forma G1 (Alquerque dos 9) na baldosa central. Como podemos observar nas fotos a colocação de peças nestes tabuleiros é complicada. As linhas encontram-se muito próximas da berma ou umas das outras. Para reforçar esta ideia apresentamos mais dois exemplos. O primeiro chega-nos da Vidigueira (Catálogo "Pedras que Jogam" 2004). Este além de ter as linhas muito próximas apresenta reduzidas dimensões. Não sei como os investigadores acham possível jogar seja o que for num "tabuleiro" com 12 por 8.5 cm. Nem sequer existe uma tentativa de ocupar toda a área do tijolo. Na última imagem uma situação em tudo semelhante à anterior num tijolo encontrado por Garry Monger no Reino Unido. Estamos perante Ideogramas Mágico Religiosos em Placas Apotropaicas "in situ" e Amuletos.
    Na Figura 92 apresentamos mais dois exemplos de Placas Apotropaicas em tijolos encontrados na Cidade romana Conimbriga (Fernandes 2013). No primeiro, à esquerda, temos a Forma G1 (Alquerque dos 3). No segundo, à direita, o "Sator" que é um Quadrado Mágico e um Palíndromo. Num Palíndromo encontramos palavras ou frases que podem ser lidas nos dois sentidos. É um quebra-cabeças mas também tem funções mágico-religiosas. Nas palavras de Leite de Vasconcelos (1918):
    "A importância mágica da fórmula provêm-lhe da aludida particularidade da leitura, pois que por qualquer lado que se comece, se lê sempre alguma das cinco palavras que a constituem, o que aos olhos dos crédulos se afigurou como cousa misteriosa e cabalística." (p. 322). 
    Leite de Vasconcelos acrescenta acerca de outros Amuletos com o "Sator": 
    "Contra acção das bruxas, quando recitada à direita e às avessa. Contras as dores de dentes quando proferida cinco vezes. Contra ladrões, pronunciada e escrita. Contra influências diabólicas, trazida num papel." 
    As palavras dos escavadores de Conimbriga acerca desta Placa Apotropaica (Fernandes 2013):
    "...la formule avait seduit, com à aquicum, quelque briquetier qui rêvait, peut-être dún talismanlui garantissant la perfection et, d'une certain façon lui promettant la réussite dans la vie et la bonheur (Ètienne,Fabre, Lévêque, 1976, II, p.170)." ( p71).


Figura 91

Figura 92




5 - Verticalidade: das Placas Apotropaicas ao Graffiti Histórico
 

    O facto de encontramos as nossas Formas numa posição vertical inviabiliza o seu uso como tabuleiros de jogo. A "reutilização" de tabuleiros de jogo em estruturas é uma falácia. Neste Ponto começamos por apresentar Placas Apotropaicas "in situ" enquanto elementos arquitetónicos. Vamos compreender a variedade dos Ideogramas Mágico Religiosos que surgem e também  a localização destas "Fórmulas Mágicas" nos edifícios. Rituais "oficiais" em materiais "nobres" e plenos de intencionalidade. Passaremos depois a abordar a proteção de portas, janelas e torres através do Graffiti Histórico. Os mesmos Ideogramas, na mesma localização e com a mesma intenção agora no "marginal" Graffiti. 
    A posição vertical dos "Alquerques" é por vezes justificada por "reutilizações" dos tabuleiros de jogo. Vamos observar como esta justificação é um preconceito que vem esconder tradições antigas. A enorme quantidade de "Alquerques" que encontramos na vertical, a sua localização em portas e janelas, por exemplo, o seu tamanho, a própria forma, o facto de estarem riscados em estuques e argamassas, os paralelos ou associações com outros Ideogramas.....Tudo isto vem demonstrar que estamos perante Ideogramas Mágico Religiosos desempenhando uma Função Apotropaica. 
    Na Figura 93, do lado esquerdo, damos um salto ao Castelo de Gormaz em España (Gomes e Gomes 1997). Numa das torres, de período islâmico, encontramos três Placas Apotropaicas recheadas de Ideogramas Mágico Religiosos. Destacamos a nossa Forma C6 que surge também na obra de Afonso X do século XIII. Na iluminura, do lado direito, vemos o Ideograma representado em Tapeçarias que cobrem um pequeno altar. Várias das nossas Formas surgem com frequência em Tapeçarias e Azulejos. 


Figura 93


    Na Figura 94 vamos encontrar uma Pilastra de período Visigótico reutilizada numa das torres de período islâmico da fortificação de Juromenha. Uma Pilastra que passou a ser uma Placa Apotropaica com a sua Cruz protegendo o cunhal da Torre.  
    Na Figura 95 vemos várias "Caraças" protegendo os cunhais das torres do castelo medieval de Mourão. Os cunhais eram decididamente um ponto fraco das fortificações que necessitava de proteção mágica.


Figura 94

Figura 95



    Na Figura 96, do lado esquerdo, vamos encontrar um Pentagrama protegendo uma das portas da muralha medieval de Elvas. Na mesma Figura, do lado direito, encontramos dois Pentagramas protegendo uma das portas da parte antiga de Marrakech (foto de Cayetano Rosado). O mesmo Ideograma Mágico Religioso desempenhando a mesma Função em Portugal e Marrocos.
    Na Figura 97, do lado esquerdo, encontramos uma "Porta para o Além"  num lintel de Monsaraz. Um elemento identificado como de período islâmico por Gomes e Gomes (1997). Na mesma Figura, do lado direito, vemos mais duas Placas Apotropaicas protegendo portas em Elvas. Nestas encontramos o Pentagrama num espaço central rodeado pela  Hexapétala, pelo  Cruciforme e pela Flor-de-Lis. Autênticas "Fórmulas Mágicas". 


Figura 96


Figura 97


    Apresentámos vários paralelos de Ideogramas Mágico Religiosos  em Placas Apotropaicas "in situ". Passemos a mostrar Placas Apotropaicas "in situ" e "oficiais" mas agora com os nossos "Alquerques". Passamos a descrever a Figura 98 da esquerda para a direita. Na primeira foto encontramos a Forma A1 (Alquerque dos 3) gravada em alto relevo num lintel e protegendo uma porta. Foto do Blogue "Marcas de cantería, estelas discoidales, grafitos y otros gliptogramas". Na segunda foto, de Tony Hack,  vemos variantes das Formas B1 (Alquerque dos 12) e G1 (Alquerque dos 9) protegendo uma porta de uma Igreja do Reino Unido. Aqui as nossas Formas estão associadas a outros padrões que podem também ter Funções apotropaicas. A terceira foto é amis um exemplo do CSTC. Nesta vemos uma Placa Apotropaica, com repetição da Forma A1, protegendo o cunhal de uma Igreja italiana. Três exemplos em que as Placas Apotropaicas são "oficiais" fazendo parte inequívoca da construção dos edifícios. 


Figura 98


    Na Figura 99 apresentamos Ideogramas Mágico Religiosos protegendo fachadas de casas comuns.  Na primeira foto temos um Cruciforme feito de pedras de cor contrastante em España (Cruz Sanchéz 2012). Na segunda foto encontramos Rosetas Hexapétalas pintadas numa casa de Pesquera de Ebro também em Espanha (foto de Adolfo LG). 
    No que toca à casa alentejana os Ideogramas Mágico Religiosos estão por todo o lado. Deixamos o LINK para o Post sobre o tema. 



Figura 99

    Vamos agora observar os nossos "Alquerques" desempenhando funções apotropaicas na fachada de edificios. Nas Figuras seguintes as nossas Formas fazem parte dos materiais de construção das estruturas. Na Figura 100 vemos a Forma G1 (Alquerque dos 9) protegendo uma parede lateral de uma pousada do Reino Unido. Fotos e informação de "Gaming up the walls". Na Figura 101 a mesma situação com as Formas A1 (Alquerque dos 3) e G1 (Alquerque dos 9) protegendo as paredes de um Castelo francês.  Informação e fotos retirados do CSTC. 


Figura 100

Figura 101


    Encontramos a maior parte dos nossos "Alquerques" no Graffiti Histórico. O mesmo aconteceu com o Pentagrama. Este Ideograma Mágico Religioso foi lentamente desaparecendo do registo "oficial". Sobreviveu dentro do "marginal" Graffiti e da Religião Popular. A religião dominante vai lentamente abandonando antigos sincretismos. Neste caso Ideogramas herdados de religiões anteriores
    Podem encontrar um Post de introdução ao tema do Graffiti Histórico no seguinte LINK.  
    Passamos  a apresentar algumas das nossas Formas encontradas na vertical em afloramentos rochosos xistosos. Estes afloramentos podem ser considerados como Rochas Sagradas ou Santuários Rupestres. Em todos os casos as nossas Formas encontram-se associadas a vários Ideogramas Mágico Religiosos. É claro que não são reutilizações de tabuleiros de jogo por razões óbvias.
    Na Figura 102 revisitamos a nossa Moura-Serpente do Santuário do Castelinho na Ribeira de Lucefécit. Esta  "veste" as Formas A1 (Alquerque dos 3) e C1 de pequenas dimensões. Na Figura 103 uma variante da Forma C1, com 15 cm de lado, da Serra das Pedras em Monsaraz. Esta Forma surge também na  Arte Rupestre de Marrocos. Na Figura 104 continuamos na Serra das Pedras em Monsaraz. Aqui encontramos várias Formas geométricas e todas com menos de 10 cm de lado. Surgem várias da Formas geralmente associadas a tabuleiros de jogo. Esta rocha já foi afetada por maquinaria pesada ligada à plantação de eucaliptos. Na Figura 105 apresentamos algumas Formas A1, com 5 cm de lado, na Ribeira de Lucefécit. Na Figura 106 vemos mais uma Forma A1, com 5 cm da lado, no Castro da Brioa em Vila Viçosa. Os nossos Ideogramas Mágico Religiosos são bastante comuns em afloramentos rochosos. Surgindo com frequência na posição vertical, apresentam pequenas dimensões e estão quase sempre associados a outros reconhecidos Ideogramas. 


Figura 102


Figura 103


Figura 104


Figura 105


Figura 106


    Acrescentamos as Figuras 107 e 108 onde observamos "Redes Apotropaicas" semelhantes às que encontrámos nas Placas Apotropaicas. Na figura 107  na Ribeira de Lucefécit em Terena. Na Figura 108 na Casinha da Moura da Serra das Pedras em Monsaraz. Estas Redes surgem em afloramentos rochosos xistosos com alguma frequência. Estão quase sempre associadas a reconhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Na Figura 108 vemos como uma "Rede Apotropaica" cobre um grande Cruciforme feito de Cálices e com a data de 1892. 


Figura 107


Figura 108


    Passamos para o Graffiti Histórico em meio urbano. Na Figura 109 apresentamos alguns exemplos de Ideogramas Mágico Religiosos protegendo portas. Encontramos o Cruciforme, a Roseta Hexapétala e o Pentagrama em ombreiras de portas de Mourão, Alandroal e Vila Viçosa. Estes Ideogramas Mágico Religiosos, que nada têm a ver com Judeus ou Templários, assumem uma Função Apotropaica. 
    Na Figura 110 deixamos, mais uma vez, o levantamento de Anthea Hawdon de Formas geométricas encontradas em Templos do Reino Unido (Blogue "Gaming up the walls"). Estas Formas são quase sempre interpretadas como tabuleiros de jogo. No entanto 80% surgem na vertical como vemos a azul no gráfico. São claramente Ideogramas Mágico Religiosos riscados como Graffiti nas paredes dos Templos. A teoria da reutilização de tabuleiros perante estes números parece-me completamente irreal. Até porque muitos estão riscados em estuques e argamassas.


Figura 109

Figura 110



    Nas Figuras 111 a 113 encontramos informação e fotos do CSTC. Nestas Figuras vemos a forma G1 (Alquerque dos 9) enquanto Graffiti Histórico. Todas as imagens são de Ideogramas na vertical, protegendo portas, escadas e esquinas. É de notar a maneira como alguns destes Ideogramas surgem em lugares destacados. Na Figura 114 a Forma G1 protege o trono de Carlos Magno (CSTC). Quem iria reutilizar um tabuleiro de jogo num trono real? Na Figura 115 encontramos um variante da Forma G1  gravada, em baixo relevo, numa parede escavada na rocha (CSTC). Um belíssimo Ideograma Mágico religioso, quase um nicho, e uma reutilização simplesmente impossível.

Figura 111

Figura 112

Figura 113

Figura 114

Figura 115


    Nas Figuras 116 a 118 continuamos com fotos e informação do CSTC mas agora em relação às Formas A1 (Alquerque dos 3) e B1 (Alquerque dos 12). Na Figura 116 protegendo portas e na Figura 117 desenhado num pequeno oratório. Um oratório cristão "oficial" onde foi riscado um voto com um Ideograma "marginal". Uma excelente exemplo da continuidade destes Ideogramas dentro da religião Popular. Representa também uma possível associação da Forma A1, enquanto "Estreliforme", a Maria. A Figura 118 leva-nos à Abadia de Santa Maria de Arabona em Itália. Aqui encontramos um espetacular candelabro que simboliza a luz de Cristo e a Fé. Na sua base temos cães que simbolizam a heresia atacando a fé. Nestes cães encontramos o Graffiti de várias Formas B1 (Alquerque dos 12). A Forma B1 enquanto Ideograma Mágico Religioso combatendo o mal.


Figura 116

Figura 117

Figura 118


    Na Figura 119 encontramos uma Forma A1 (Alquerque dos 3) guardando o cunhal de uma torre do Castelo de Medellin na Extremadura espanhola. Apresentamos este paralelo como exemplo de uma localização estratégica para a localização dos nossos Ideogramas Mágico Religiosos. É também um exemplo para a frequência dos nossos Ideogramas em fortificações. Se houvesse uma prospecção sistemática muitos mais surgiriam.  


Figura 119



    As Figuras 120 e 121 foram retiradas do Blogue "Juegos de Tableros Romanos e Medievales" de José Hidalgo. Todas as Formas dizem respeito a Espanha. Na Figura 120 vemos não menos do que sete exemplos das Formas B1 (Alquerque dos 12) e G1 (Alquerque dos 9). Todas elas enquanto Graffiti Histórico, na vertical, em cunhais e portas de vários edificios. Portanto em posições estrategicamente apotropaicas. Na Figura 121 mais oito exemplos das Formas A1 (Alquerque dos 3), B1 e G1 também na vertical nas fachadas de edifícios. São quinze exemplos para demonstrar que as nossas Formas surgem com frequência na vertical. Surgem também com frequência em posições que apontam para uma função apotropaica. Não me parece que houvesse tal vicio, e tal desplante,  entre a profissão de canteiro, para exibir tanto tabuleiro nas obras contratadas. 


Figura 120

Figura 121


    Chegamos finalmente a Portugal onde vamos apresentar vários exemplos dos nossos "Alquerques", em posição vertical, enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. 
    Vamos começar por Ideogramas em casas comuns. Por curiosidade apresentamos a Figura 122 onde observamos vários quadrados concêntricos protegendo chaminés perto da Aldeia de Guadalupe em Évora. Uma variante da Forma G1 (Alquerque dos 9)? 


Figura 122


Na Figura 123 visitamos o Norte e Castelo Rodrigo onde encontramos  uma Forma B1 (Alquerque dos 12), na vertical, guardando uma porta. Foto e informação de Vale Tim. 

Figura 123


    Nas Figuras 124 e 125 continuamos no Norte com fotos e informação de Pinho et al. 2019. Na Figura 124 podemos observar Formas G1 (Alquerque dso 9), em posição vertical e estrategicamente localizadas, protegendo portas em Vale da Sra da Póvoa e Benquerença. Na Figura 125 mais duas Formas G1, em posição vertical, em dois edifícios em Alcongosta e Idanha-a-Velha. O esforço dispendido nestes dois Ideogramas, bem gravados no suporte granítico, leva-nos para a esfera do ritual, independentemente de terem sido reutilizados. 

Figura 124

Figura 125


    Descemos para Sul e na Figura 126 apresentamos uma Forma A1 (Alquerque dos 3) guardando um forno num monte abandonado. Esta Forma encontra-se associado a uma "Mão" de que falámos na I Parte. Estamos claramente perante um Ideograma Mágico religioso. Porque está na vertical, riscado no estuque, associado a outro conhecido Ideograma e por ter uma exagerada dimensão (70x60cm). 
    Na Figura 127 viajamos até aos arredores da vizinha Aldeia espanhola de Cheles. Mais uma descoberta do nosso amigo Joaquin Larios Cuello. O Quini descobriu uma variante da Forma A1 bastante elaborada. Esta também está riscada no estuque, na vertical e guardando uma porta de um antigo monte.   

Figura 126


Figura 127



    Na Figura 128 continuamos com a Forma A1 (Alquerque dos 3) mas agora em Monsaraz. Nas fotos do lado esquerdo vamos encontrá-la riscada no estuque do tribunal medieval. Está riscada abaixo do fresco do "Bom e do Mau Juiz" e associada a vários outros Ideogramas. Entre estes encontramos Pentagramas e muitos "Passarinhos"..... Juízes corruptos? Na mesma Figura, na foto do lado direito, encontramos outra Forma A1 no mesmo edificio. Esta está riscada no parapeito do primeiro andar guardando a porta da antiga prisão. 

Figura 128


    As Fortificações são muito ricas em Ideogramas Mágico Religiosos de todo o tipo. Passamos a apresentar  vários dos nossos "Alquerques" na forma de Graffiti Histórico em fortificações.  Começamos pelo Castelo de Elvas onde encontramos a torre de menagem repleta de Graffiti. Na Figura 129 apresentamos uma "amostra" com uma embarcação e "estranhos" personagens associados. Na Figura 130 observamos uma das seteiras onde encontramos uma espetacular Forma B1 (Alquerque dos 12) guardando do mal. Este Ideograma está na vertical, riscado no estuque, associado a outros Ideogramas e apresenta 20 cm de lado. Claramente um Ideograma Mágico Religioso desempenhando uma função apotropaica. 



Figura 129

Figura 130


    No Castelo de Olivença, também na torre de menagem, encontramos um mundo de Graffiti Histórico. Podemos observar alguns exemplos na Figura 131. As maiores concentrações são precisamente nas seteiras. Na Figura 132  vemos uma Forma C1 riscada no estuque, no "tecto" e com cerca de 20 cm de lado. Um caso em tudo semelhante ao do Castelo de Elvas. Na Figura 133, ainda em Olivença, mais uma Forma A1, riscada no estuque, na vertical e com cerca de 10 cm de lado. Na mesma Figura observamos alguns Ideogramas associados como o Pentagrama e um interessante Octagrama com Cruciformes. 


Figura 131

Figura 132

Figura 133


    Esta proteção de janelas com "Alquerques", enquanto Ideogramas, está documentada por outros autores. Na Figura 134 apresentamos o testemunho do CSTC. Duas Formas G1 (Alquerque dos 9), de pequenas dimensões, na vertical, protegendo uma seteira do Castelo de Chinon em França. Na Figura 135  temos o testemunho de JTRM onde encontramos, pelo menos, uma Forma B1 (Alquerque dos 12) protegendo uma janela do Mosteiro de S Pedro de Arlanza em Espanha. Dois interessantes paralelos. 


Figura 134

Figura 135


    Voltando ao Alentejo visitamos a Ermida - Atalaia de Santa Catarina em Monsaraz (Figura 136). No primeiro piso, que protege e dá acesso à cobertura, encontramos uma janela bem protegida No "tecto" encontramos riscada uma Forma B1 (Alquerque dos 12) com 30 cm de lado. Uma autêntica Placa Apotropaica colocada em local estratégico.


Figura 136

    As portas também necessitam de proteção contra o mal. Na Figura 137 voltamos ao Castelo de Beja onde encontramos uma Forma G1 (Alquerque dos 9) na vertical e associada a uma suástica. Estes Ideogramas Mágico Religiosos encontram-se numa posição estratégica no fim de uma escadaria e perto de uma porta. Um entroncamento que precisa de protecção pois nunca sabemos quem podemos encontrar ao virar da esquina. 
    Apresentamos agora um Cruciforme e um Octagrama desempenhando a mesma função que o nossa Forma G1. Na Figura 138, do lado esquerdo e ainda no Castelo de Beja, vemos um espetacular Cruciforme protegendo a porta de entrada da torre de menagem. Aliás nesta primeira sala são várias as janelas protegidas por Cruciformes. Ainda na mesma Figura, agora do lado direito, damos um salto ao Castelo de Elvas. Aqui encontramos a mesma situação mas agora com um bonito Octagrama. Este protege a escadaria que dá acesso ao topo da torre de menagem. É nesta mesma sala que encontramos o Ideograma, da Figura 130, protegendo uma seteira. Uma sala repleta de Ideogramas Mágico Religiosos. 


Figura 137

Figura 138


    Ao longo do Post apresentámos vários exemplos das nossas Formas, em posição vertical, protegendo o pano da muralha ou os cunhais das torres em Fortificações. Relembramos as Figuras 111, 113, 116, 119. 120 e 121. 
    Apresentámos também vários exemplos de "Alquerques" enquanto Ideogramas Mágico Religiosos, em posição vertical ou no tecto, protegendo janelas e portas de Fortificações.  O caso do Castelo de Elvas é o mais flagrante pois está riscado no estuque, na vertical, associado a outros Ideogramas e corresponde efetivamente ao conhecido Alquerque dos 12.
    Vamos agora visitar mais algumas Fortificações com muito Graffiti Histórico e interessantes exemplos das nossas Formas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. 
      Nas Figura 139 e 140 voltamos ao Castelo de Olivença. Na Figura 139 encontramos uma Forma G1 (Alquerque dos 9) gravada, na vertical, numa pedra no exterior da torre menagem. Na Figura 140 vemos uma Forma A1 (Alquerque dos 3) riscada, na vertical,  nas argamassas da muralha e associada a um Pentagrama. Obrigado aos Amigos de Olivenza pela partilha de grande parte desta informação. 

Figura 139

Figura 140


    Na Figura 141 vamos visitar o Castelo de Nogales em Badajoz. Aqui encontramos riscados, na vertical, nas argamassas duas Formas B1 e G1 (Alquerque dos 12 e dos 9). Não só encontramos estes Ideogramas associados entre si como também associados a vários Pentagramas.  Agradecemos a fotos e informação ao Julián Garcia Blanco.


Figura 141


    No Forte e muralhas medievais de Vila Viçosa encontramos centenas de Ideogramas riscados nas argamassas e nas pedras. Na Figura 142 vemos as nossas Formas A1, B1 e G1 (Alquerques dos 3, dos 12 e dos 9) gravadas, na vertical, na argamassa do pano da muralha. Como vimos na I Parte por vezes estes Ideogramas surgem associados entre si. Surgem também associados a cenas, a outros Ideogramas apresentando sempre pequenas dimensões. Um interessante pormenor é a imensa concentração de Graffiti na porta que levava à Forca. 

    
Figura 142


  Na Figura 143 apresentamos mais um exemplo de Marisa Uberti. Neste encontramos três Formas A1, B1 e G1 (Alquerques dos 3, 12 e 9) riscadas em pedras contiguas de uma Fortificação. Claramente formam um conjunto com uma Função Mágico Religiosa. Mias uma "Fórmula Mágica". É muito interessante o facto de estes serem os três Ideogramas que mais se confundem com tabuleiros de jogo.


Figura 143


    Na Figura 144 mais dois exemplos de Formas G1 (Alquerque dos 9), na vertical, agora no Castelo de Lamego e segundo Neto (2017). Uma delas num cunhal .......definitivamente um sitio a proteger. 


Figura 144


    Passemos aos Templos e podemos começar pela Sé de Évora. Na Figura 145 observamos a porta centenária da Sacristia onde encontramos vários Ideogramas. Reparamos logo nas "oficiais" Suásticas Gamadas e Nós de Salomão. Mas se olharmos com mais atenção...... lá está, escondida pela tinta, a nossa Forma B1 (Alquerque dos 12). Um pequeno Ideograma, 10x10cm, na vertical e riscado na madeira. Um Ideograma gravado de forma "marginal" e enquanto Religião Popular.


Figura 145


    Na Figura 146, continuamos em Évora, visitando agora o antigo dormitório do Convento de S Francisco. Graças a um informador anónimo fomos dar com um mundo de Graffiti. Entre cenas e Ideogramas surge mais uma Forma B1 (Alquerque dos 12) gravada, na vertical, no estuque pintado da parede. É em Évora, na Sé e no Convento de S Paulo, que encontramos dois dos melhores exemplos de "Alquerques" enquanto Ideogramas Mágico Religiosos.


Figura 146


    Na Figura 147 viajamos, para o Norte, até à Capela do Espírito Santo em Penha Garcia (Pinho et al. 2019). Num dos arcos deste Templo vamos dar com uma Forma B1 (Alquerque dos 12). Neste caso vê-se muito bem que o Ideograma foi gravado  na pedra depois da construção do edifício. Uma gravação num sítio estratégico e com poucas probabilidades de ser uma reutilização.  De notar que este Templo apresenta outra Forma B1, na vertical, na fachada frontal. Uma densidade de Ideogramas que afasta ainda mais a teoria dos tabuleiros de jogo reutilizados. 


Figura 147


  No portal em xisto da Igreja Misericórdia de Monsaraz encontramos vários Ideogramas riscados na vertical. Encontramos Pentagramas, Rosetas Hexapétalas e várias Formas Geométricas. Na Figura 148 vemos uma interessante Forma quadrangular. Temos aqui mais um exemplo da associação entre Formas Geométricas e outros Ideogramas Mágico Religiosos desempenhando funções apotropaicas. 


Figura 148


    Na Figura 149 apresentamos uma foto, de Mário Ceia, da Igreja de S Pedro em Elvas. Aqui encontramos uma Forma G1 (Alquerque dos 9) numa das paredes e num cunhal. Apesar do suporte pétreo estar fragmentado surge numa posição bastante frequente.


Figura 149


    Continuamos à procura de "Alquerques" em Templos e visitamos agora o Mosteiro da Batalha. Na Figura 150 voltamos a apresentar três Formas B1 (Alquerque dos 12), de diferentes dimensões,  pintadas, na vertical numa das paredes. Claramente Votos ou Ex-votos como defendemos na I Parte. 
    Na Figura 151 um caso semelhante, documentado pelo CSTC, na Igreja de S André em Ascoli Piceno (Itália). Aqui encontramos mais duas Formas B1 riscadas no estuque, na vertical, de pequenas dimensões, 3x3 cm e 5x7cm. 


Figura 150


Figura 151


    Nas Figuras anteriores visitámos vários Templos onde encontrámos as nossas Formas na vertical, pintadas na pedra, gravadas na madeira  riscadas no estuque, "replicadas", associadas entre si ou a outros Ideogramas e geralmente de pequenas dimensões. Estamos claramente perante Ideogramas Mágico Religiosos.  
    Apresentamos agora dois monumentos especiais na nossa região: a Ermida de Santa Catarina em Monsaraz (Figura 152) e o Santuário de NS da Boa Nova em Terena (Figura 154). Dois Templos que são também Fortificações, dos mais antigos que conhecemos e ligados por uma Rota de Peregrinação. Estes dois monumentos têm mais um interessante pormenor em comum.....as coberturas estão carregadas de Ideogramas Mágico Religiosos. 
    Em Monsaraz encontramos dezenas de Graffitos Geométricos e entre eles as nossas Formas A1, B1 e G1 (Alquerque dos 3, dos 12 e dos 9). Estes Ideogramas não estão na vertical mas sim no........tecto. Riscados em lajes de xisto que podemos até chamar de Placas Apotropaicas. 
    Na Figura 153 vemos, à esquerda,  uma Forma B1 riscada em cima de uma Forma G1. Um "reforço mágico" que também encontrámos nas Placas Apotropaicas de Alcoutim. Na mesma Figura, do lado direito, observamos uma Forma A1.


Figura 152

Figura 153


    Em Terena o Graffiti Históric encontram-se no topo do telhado de xisto que apresenta alguma inclinação. Na Figura 154, em baixo, vemos o Graffiti de um interessante "barco" e de um espetacular "labirinto" rodeado de "Alquerques" e "Estreliformes". Nas Figuras 155 e 156 temos as Formas A1, B1, G1 (Alquerques dos 3, 12 e 9) e "Redes Apotropaicas" riscadas no xisto. Autênticas Placas Apotropaicas "in situ" que nos fazem lembrar o Templo de Kurna de que falámos na I Parte (Figura 157). 
    Para terminar deixamos o comentário de Bell (1979, p.93) sobre o uso apotropaico da forma G1 (Alquerque dos 9) no Ceilão:
    "Two similar diagrams are cut into the hill at Mihintale in Ceylon, They were carved by the masons who laid the thirty-foot-wide stairway during the reign of Mahadathika Maha-Naga AD 9-21. The design has been used in Ceylon as a charm against evil influences."
    Afinal a culpa sempre foi dos canteiros......


Figura 154

Figura 155

Figura 156


Figura 157




Discussão

Encontramos vários tabuleiros de jogo desde a Arte Rupestre até ao Graffiti Histórico. Estes tabuleiros podem ser jogados de várias formas. Na Ibéria os tabuleiros, e maneiras de jogar, são conhecidos pelo nome de “Alquerque”. Pensamos que estes “Alquerques” possam ser também Ideogramas Mágico Religiosos. Apresentamos as nossas provas.

Em relação à obra de Afonso X:

- Muitas das Formas Geométricas são interpretadas como tabuleiros de jogo do “Alquerque” apesar de não surgirem na obra de Afonso X. As regras dos jogos do “Alquerque” que surgem na obra de Afonso X são associadas a estas Formas.

Existe o erro sistemático de chamar “Alquerque” a muitas Formas simplesmente por serem quadrangulares ou parecidas com aquelas que surgem na obra de Afonso X.

Em Santuários Rupestres:

- Surgem dezenas de diferentes Formas Geométricas gravadas em Santuários Rupestres, enquanto Arte Rupestre ou Graffiti Histórico, só algumas são interpretadas como tabuleiros de jogo. Surgem misturadas com outras que são reconhecidamente Ideogramas Mágico Religiosos. Por exemplo Cruciformes e Pentagramas.

Os Santuários Rupestres apresentam vários Ideogramas Mágico Religiosos gravados com funções Votivas ou (re)Sacralizantes. Não podemos retirar alguns do seu contexto, considerá-los como tabuleiros de jogo, só por serem Geométricos ou parecidos com os “Alquerques”.

- As Formas Geométricas surgem em grande número e muito próximas umas das outras (Figura 8 a 11, 20 a 23, 27, 29, 31, 35 a 37).

Simplesmente não havia necessidade de gravar tantos tabuleiro de jogo, tão perto uns dos outros e em lugares tão ermos.

- Algumas das Formas Geométricas surgem gravadas na vertical (Figuras 39 e 41, 102 a 106).

Esta posição torna impossível a utilização das nossas Formas como tabuleiros de jogo ou possíveis reutilizações como tanto se apregoa em meio urbano.

- Por vezes as Formas Geométricas têm Cruciformes associados (Figura 14).

Uma associação que acontece também com o Pentagrama (Figura 8). Uma associação que se repete com os Ideogramas em posição vertical. Esta é uma associação comum entre Ideogramas que inclui as nossas Formas Geométricas. Podemos concluir que as nossas Formas são também Ideogramas Mágico Religiosos.

- Algumas das nossas Formas Geométricas fazem parte de figuras antropomórficas. Por exemplo na Fraga da Lapa (Figura 26) ou no Castelinho (Figura 28).

Esta associação reforça o carácter mágico-religioso das nossas Formas.

- As Formas Geométricas que encontramos nos Santuários Rupestres surgem também em vários outros suportes. Por exemplo em moedas (Figura 9), em amuletos, na Heráldica ou associadas a Santos (Figura 17).

O facto das Formas Geométricas surgirem representadas noutros suportes de carácter mágico-religioso parece ser ignorado pelos investigadores. Não me parece que fossem representar tabuleiros de jogo nestes suportes. O melhor exemplo é o pano de fundo da bandeira da Cidade de Lisboa.

- Muitas das Formas Geométricas apresentam um ponto central bem destacado (Figuras 10, 11, 31, 35 a 38).

Este ponto central leva-nos para o mundo do ritual. Por exemplo a “covinha” podia servir para colocar uma vela.

Em Templos:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, como parte da ornamentação ou enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Templos, da Pré-história até aos nossos dias.

Observa-se que algumas das Formas Geométricas foram usadas, enquanto Ideogramas Mágico Religiosos, na “oficial” ornamentação/proteção dos Templos (Figura 98). Um sincretismo que podemos chamar de arquitetónico. A partir de certa altura, os ideogramas, foram censurados e começam a surgir apenas sob a forma do “marginal” Graffiti Histórico. Este processo aconteceu com vários outros Ideogramas Mágico Religiosos como por exemplo com vários “Estreliformes”.

- As Forma Geométricas surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama. Surgem também associadas entre si (Figuras 60 a 62).

Os Templos apresentam vários Ideogramas Mágico Religiosos gravados com funções Votivas ou (re)Sacralizantes. Não podemos retirar apenas alguns do seu contexto e considerá-los como tabuleiros de jogo só por serem Geométricos ou parecidos com os “Alquerques”.

- Algumas das Formas Geométricas estão na vertical e têm Cruciformes associados. O melhor exemplo encontra-se na fachada da Igreja de Santa Maria em Estremoz (Figuras 13 ou 75).

Esta é uma associação comum entre Ideogramas incluindo as nossas Formas Geométricas. Podemos concluir que as nossas Formas são também ideogramas Mágico Religiosos. É também um excelente exemplo para contrariar a hipótese de reutilizações de tabuleiros de jogo em edificios no geral.

- As Formas Geométricas surgem muitas vezes numa posição vertical gravadas na pedra, em estuques (Figuras 146 e 151) e na madeira (Figura 145).

Muitas vezes as nossas Formas geométricas surgem gravadas na pedra em posição vertical. A explicação mais frequente é que foram reutilizadas. Os canteiros, em vez de trabalhar, jogavam Alquerque e depois colocavam os tabuleiros de jogo na obra à vista de todos? Uma explicação no mínimo estranha. Esta teoria é impossível quando as Formas Geométricas surgem gravadas, na vertical, em estuques e na madeira. A única explicação para encontrarmos para surgirem tantas das nossas Formas Geométricas, na vertical e nos mais variados tipos de suportes, é estas serem Ideogramas Mágico Religiosos.

- Por vezes encontramos as nossas Formas Geométricas, na vertical, em portas (Figura 145 e 148), janelas (Figuras 135 e 136) e arcadas (Figura 147).

Estas localizações são “estratégicas”. É aqui que encontramos as maiores concentrações de Ideogramas Mágico Religiosos desempenhando Funções Apotropaicas. Pensamos que as nossas Formas Geométricas se encontrem nestas posições “estratégicas”, enquanto Ideogramas Mágico Religiosos, desempenhando Funções Apotropaicas.

- As Formas Geométricas apresentam por vezes pequenas dimensões ou foram traçadas de modo irregular. Vamos encontrar a mesma situação em Fortificações, Edificios Públicos e Comuns.

A maneira como as Formas Geométricas foram traçadas impossibilita o seu uso enquanto tabuleiros de jogo. A proximidade das linhas entre si não permite a colocação de peças.

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes pintadas na vertical. O melhor exemplo é o Mosteiro da Batalha (Figuras 47 e 48 ou 150). Aqui surgem várias Formas muito perto umas das outras, de diferentes dimensões e pintadas em mais que um bloco de pedra.

Encontramos a mesma Forma Geométrica pintada sobre vários blocos de pedra. Isto demonstra que as Formas foram pintadas depois de os blocos estarem colocados na sua posição vertical final. Uma situação que torna impossível qualquer hipótese de reutilização. Estamos perante vários Ideogramas Mágico Religiosos pintados nas paredes do Mosteiro com Funções Votivas. Aliás as paredes do Mosteiro da Batalha estão repletas de Graffiti Histórico onde surgem largas dezenas de outros Ideogramas.

Em Santuários de Graffiti e Altares

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes em Santuários de Graffiti. Surgem sempre associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama. Estes Santuários de Graffiti localizam-se nas fachadas de Templos, muito perto destes, em janelas, onde serão talvez Altares, ou em Monumentos Funerários. Os melhores exemplos são:

As muralhas medievais em frente do Santuário de NS da Conceição em Vila Viçosa (Figuras 50 a 52 e 142).

As fachadas da Igreja de Santa Maria em Estremoz (Figuras 13 ou 75).

Precisamente a mesma situação que observámos nos Santuários Rupestres mas agora em meio urbano. Acrescentamos que, nesta situação, a maior parte dos nossos Ideogramas estão em posição vertical. A sua localização “estratégica” é mais uma achega para o facto de serem Ideogramas Mágico Religiosos. Autênticos Santuários da Religião Popular dentro de Santuários da Religião Oficial.

- Encontramos Formas Geométricas nas coberturas de dois Templos fortificados e associadas a vários outros Ideogramas Mágico Religiosos.

No tecto da Ermida de Santa Catarina em Monsaraz (Figuras 136 e 153).

No telhado inclinado do Santuário da Boa Nova em Terena (Figuras 154 a 156).

Encontramos aqui um interessante paralelo entre a Ermida de Santa Catarina e o Santuário da Boa Nova. O número de Formas Geométricas, o contexto e posição em que se encontram leva-nos a pensar que estas sejam Ideogramas Mágico Religiosos. As placas de xisto, onde encontramos o Graffiti, podem mesmo ser consideradas Placas Apotropaicas ou Votivas “in situ”.

Em Fortificações:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Fortificações. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagramas. Surgem também associadas entre si.

A frequência com que as nossas Formas Geométricas surgem, as associações, a frequente verticalidade…... Tudo isto não pode ser explicado com possíveis reutilizações. É uma explicação simplista para uma realidade vasta e complexa.

- As nossas Formas Geométricas surgem muitas vezes numa posição vertical gravadas na pedra, em estuques (Figuras 130 e 133) ou argamassas (Figuras 50 a 52 e 140 a 142). Encontramos a mesma situação em Edificios Públicos e Comuns (Figuras 126 a 128).

Os Graffitos em estuques e argamassas tornam impossível a teoria da reutilização de tabuleiros de jogo. Afirma indiscutivelmente as nossas Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. Encontramos o melhore exemplos nas muralhas medievais de Vila Viçosa.

- Por vezes encontramos as nossas Formas Geométricas, na vertical, em portas (Figura 137), janelas (Figuras 130, 132 a 136) e cunhais (Figuras 119, 120 e 144). Encontramos a mesma situação em Edificios Públicos e Comuns (Figura 111 a 113 e 127).

Esta localização “estratégica” vem reforçar a interpretação das nossas Formas Geométricas como Ideogramas Mágico Religiosos. Os melhores exemplos são as seteiras das torres de menagem dos Castelos de Elvas e Olivença.

Em Edificios Públicos ou Comuns:

- As nossas Formas Geométricas surgem com alguma frequência, enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Edificios Públicos ou Comuns. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo a “Mão” (Figura 63, 64 e 126) ou “Passarinhos” (Figura 128).

A frequência com que as nossas Formas Geométricas surgem, as associações, a frequente posição vertical…… Mais uma vez tudo isto não pode ser explicado com possíveis reutilizações. A frequente associação das nossa Formas Geométricas com a “Mão”, para dar um exemplo, aponta para um ritual. Reafirma também as nossas Formas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos.

No Mundo Funerário e em Altares:

- As nossas Formas Geométricas surgem com alguma frequência, enquanto ornamentação ou Graffiti Histórico, em vários elementos de vários tipos de monumentos funerários. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama.

Tendo em conta o suporte onde surgem. Por um lado fazem parte da ornamentação “oficial”. Por outro lado, enquanto Graffiti Histórico, surgem em grande quantidade e densidade criando autênticos altares. Em qualquer das situações só podem ser Ideogramas Mágico Religiosos.

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes em Altares de várias Religiões, oficiais ou populares, na vertical e sob a forma de Grafitti Histórico (Figuras 38, 54, 55, 67, 68, 117 e 118.

Mais um exemplo da continuidade das nossas Formas Geométrica enquanto Ideogramas Mágico Religiosos dentro da Religião Popular.

Em Placas Apotropaicas e Amuletos:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, enquanto Graffiti Histórico, em Placas Apotropaicas e Amuletos.

Sempre que surge um Alquerque num bloco pétreo solto assumimos que é um tabuleiro de jogo. Como vimos muitos destes blocos podem ter feito parte de estruturas onde foram gravadas as Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. Voltamos a apresentar os exemplos do Santuário da Boa Nova e Santa Catarina. Muitos destes blocos surgem também em contextos funerários. Um local carregado de significado e estranho para grandes jogatanas. Outros blocos apresentam gravações de pequena dimensão, gravações irregulares, gravações associadas a conhecidos Ideogramas ou entre si. Tudo isto aponta para que estejamos perante Placas Apotropaicas com Ideogramas Mágico Religiosos. Placas que vamos encontrar também na ornamentação “oficial” de vários tipos de edificios. Quando estas Placas são de pequenas dimensões passamos a identificá-las como Amuletos (Figuras 80 a 83).

- As Formas Geométricas apresentam por vezes pequenas dimensões ou foram traçadas de modo irregular.

A maneira como várias das Formas Geométricas foram traçadas impossibilita o seu uso enquanto tabuleiros de jogo. Um tabuleiro de de jogo tem estar bem organizado, apresentando simetria entre os campos de jogo e com espaços para a colocação das peças. Nestas Formas irregulares a proximidade das linhas entre si não permite a colocação de peças. A proximidade das linhas exteriores com a borda da Placa também impossibilita a colocação de peças. Estas Formas Geométricas não foram feitas para serem jogadas mesmo quando surgem em posição horizontal.

Enquanto Redes Apotropaicas:

- As nossas Formas Geométricas por vezes repetem-se formando padrões que podemos chamar de “Redes Apotropaicas” (Figura 58, 98 e 104).

Em alguns Ideogramas Mágico Religiosos encontramos a mesma repetição e as mesmas Redes que encontramos nas nossas Formas. Apresentamos o exemplo do Ideograma “Roseta Hexapétala” que se repete transformando-se na “Rede Apotropaica” conhecida como “Flor da Vida”. A Arte Islâmica é também um bom exemplo destas repetições apotropaicas. Estas Repetições das nossas Formas, e os paralelos que apresentámos, reforçam a ideia de estarmos perante Ideogramas Mágico religiosos.

Enquanto Fórmulas Mágicas:

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes associadas entre si (Figuras 59 a 62).

Esta associação merece destaque pois surge em diferentes áreas geográficas. As Formas geométricas surgem por vezes gravadas na vertical, em estuques e argamassas, e com pequenas dimensões. São autênticas “Fórmulas Mágicas” construidas pelas nossas Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos.

Resumo

As nossas Formas Geométricas surgem em Santuários Rupestres, Templos, Templos – Fortificações Santuários “Populares” de Graffiti, Altares “Populares” ou Oficiais, Fortificações, Edificios Públicos e Comuns, Monumentos Funerários, Placas Apotropaicas e Amuletos.

Em todos estes contextos, com destaque para o religioso onde as encontramos com mais frequência, surgem associadas a reconhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Por vezes formam mesmo “Ideogramas Compostos” com Cruciformes anexados. Surgem também associadas entre si ou a figuras antropomórficas, lâminas e mãos.

As nossas Formas Geométricas surgem em grande número e densidade. Surgem na vertical pintadas ou riscadas na pedra, fazendo parte da “ornamentação” oficial ou Graffiti Histórico, riscadas na madeira, no estuque e em argamassas. Surgem também em lugares “estratégicos” como janelas, portas, arcadas e cunhais. Por vezes são de pequenas dimensões e estão mal traçadas.

Por tudo isto pensamos que todas as Formas Geométricas apresentadas neste Post são Ideogramas Mágico Religiosos e não tabuleiros de jogo .




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Exposições

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Pedras que Jogam (2004): Jogos de tabuleiro de outras épocas


Sites e Blogues

Ares Cronida

Board Games - Mats Winther

Centro Studi Triplice Cinta - Marisa Uberti

Celtiberia

Colectivo a Rula

Juegos de Tablero Romanos e Medievales - José Manuel Jesús Hidalgo

Marcas de cantería, estelas discoidales, grafitos y otros gliptogramas - Rafael Fuster ruiz

Megaliticia

Raking Light - Anthea Hawdon





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